quinta-feira, 19 de agosto de 2010

CLIO NO CIO no “Fazendo Gênero 9 – Diásporas, Diversidades e Deslocamentos”

O Clio no Cio estará representado no “Fazendo Gênero” deste ano, Encontro Internacional promovido anualmente pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Foi aprovada a inscrição de Oficina denominada “O meu corpo, o teu corpo: deslocamentos possíveis, que será realizada por dois escritores do livro do grupo: Carla Fernanda da Silva e Rosane Magaly Martins, e acontecerá no dia 23/08/2010 – 2ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h (sala de métodos alternativos do CCS/UFSC).

O livro “Clio no Cio: escritos livres sobre o corpo” também foi selecionado para o lançamento coletivo de obras, que acontecerá no dia 25/08/2010 – 4ª feira, às 19h, também na UFSC.

Mais informações no site do evento: http://www.fazendogenero9.com.br/

Oficina:O meu Corpo, o teu Corpo: deslocamentos possíveis” Carla Fernanda da Silva (FURB/Clio no Cio) Rosane Magaly Martins (UFSC; FAC-VEST/SC).
Dia: 23/08/2010 – 2a feira
Horário: 9h às 12h e 14h às 18h
Local: Sala de Métodos Alternativos do CCS - UFSC

Objetivos:
-Problematizar o modo como a sociedade percebe e muda as relações com o corpo ao longo do tempo, da antiguidade grega à contemporaneidade.
- Destacar e elucidar as atitudes diversas sobre o corpo, que mesclam liberdade, disciplinamento, vergonha, medo, rejeição, desejo, transgressão, aceitação, modificação, etc., e que nos possibilita olharmos o Outro e a nós mesmos, sem receios e sem vergonha. Debater o corpo na sociedade contemporânea, a fim de compreender as relações pessoais, de trabalho, de exploração, de disciplinamento, etc., e assim buscar e entender como cada um de nós se 'relaciona' com o seu corpo e com o corpo do Outro.
- Experenciar o corpo através de dinâmicas somáticas, para elaboração corporal do que seja O Eu-O Outro- Nós.

Metodologia:
- Breve introdução teórica sobre o corpo e erotismo ao longo do tempo.
- Análise imagética da nudez da antiguidade à contemporaneidade, por meio da arte (estatuária, pintura, fotografia e video-arte).

Realização de debate:
- O corpo idealizado na mídia contemporânea (propagandas comerciais, revistas de moda, cirurgia estética, etc.); - A reação/transgressão ao corpo idealizado através da modificação corporal (tatuagens, piercings, cirurgias).

Prática da Oficina:
A distância entre o Eu - Nós. Através de consignas ao grupo, pretende-se proporcionar um contato íntimo do oficinante com seu corpo e O Eu-Interno, refazendo o caminho da construção do corpo que tínhamos e do corpo que temos.

Bibliografia:
BATAILLE, Georges. O erotismo. 3. ed. Lisboa : Antigona, 1988. 243p, l. Tradução de: Lïerotisme.
FREIRE, Roberto. Ame e dê vexame: Rio de Janeiro: Guanabara, 1990. 238p.
KELEMAN, Stanley. O corpo diz sua mente. São Paulo: Summus, 1996.134p.
LOWEN, Alexander. Amor e orgasmo. São Paulo: Summus,1988. 312p.
MONTAGU, Ashley. Tocar: o significado humano da pele. São Paulo: Summus,1986. 428p.
ORTEGA, Francisco. O Corpo Incerto: corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
SANTORO, Fernando. Arqueologia dos Prazeres. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
SILVA, Carla Fernanda da (org.). Clio no Cio: escritos livres sobre o corpo. Itajaí: Casa Aberta Editora, 2010. VOLPI, José Henrique. Psicoterapia Corporal- um trajeto histórico de Wilhelm Reich. Curitiba: Centro Reichiano, 2000. 128p.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Fuerza Bruta (Argentina)


Fuerza Bruta é um grupo de teatro originário de Buenos Aires. Seria o grupo remanescente do "La organizacion negra", que já realizava seu espetáculo utilizando cordas e erguendo seus atores simulando vôos.
Fuerza Bruta segue no mesmo caminho, porém por um viés mais "refinado" que seus longos anos de luta lhes garantiram. O espetáculo não tem falas. Seria um teatro conceitual, fora do tradicional.
O incrível de todo o espetáculo é o quanto o corpo dos atores é trabalhado, o quanto o corpo torna-se nesta peça um dos pontos-chave.
Caso alguém tenha a oportunidade de assistir ao Fuerza Bruta que faz espetáculos regularmente em Nova York e Buenos Aires, pode ser um bom momento, pois é algo incrível que jamais havia visto antes.

Video do grupo: