segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A Arte de Brennand








Fotos: Carla Fernanda


FRANCISCO BRENNAND

Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu em 11 de junho de 1927, no Recife, estado de Pernambuco.
Brennand, após completar os estudos colegiais, teve o incentivo da família para cursar a Faculdade de Direito e suceder o pai na direção dos negócios da família. Desistiu, no entanto, e dedicou-se à carreira artística certamente influenciado pelo convívio que tinha com os artistas Abelardo da Hora, Álvaro Amorim, e outros. Inicialmente no Recife tendo, em l947, tirado o primeiro lugar no Salão do Museu do Estado.
No ano de 1949, já casado, foi estudar em Paris. Aproveitando a estada na Europa esteve na Bélgica, Suíça, Espanha.
Em Úmbria, na Itália, em 1952, aprimorou seus conhecimentos de cerâmica estagiando numa fábrica de faiança.
Em 1971, depois de uma visita às ruínas semi-abandonadas da Cerâmica São João da Várzea, empresa fundada pelo seu pai em 1917 e desativada desde 1945, onde eram produzidas telhas e tijolos, resolveu ali instalar seu ateliê/oficina aproveitando os enormes galpões existentes e desativados.
A região, denominada Várzea, dista 16 km da cidade do Recife e situa-se à beira do Rio Capibaribe, havendo exuberante mata atlântica.
Brennand não cansa de dizer: “Eu sou antes de tudo um desenhista”. A partir de seus riscos no papel é que surgem pinturas de telas e peças cerâmicas - painéis, murais, esculturas, objetos decorativos e uma linha voltada para a construção civil, pisos e ladrilhos feitos por um processo semi-artesanal, com rígido controle de qualidade e com pequena escala de produção.
A Oficina Cerâmica Francisco Brennand é ao mesmo tempo oficina e museu. Cercados por jardins encontram-se em exposição permanente - murais, painéis,esculturas - cerca de 2000 peças de grande e médio portes.
A modelagem é primorosa e geralmente os trabalhos são decorados com cores intensas. A queima é realizada em forno de alta temperatura - 1400 Cº, combustão a óleo, sempre com vitrificação.
As massas usadas na confecção das peças são produzidas no próprio local com argilas de diversas procedências - Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
O espaço “ACCADEMIA”, inaugurado em dezembro/03, é um prédio construído especialmente para expor desenhos, pinturas e algumas peças cerâmicas de pequeno porte de Francisco Brennand.
A obra de Brennand consta de livros, filmes, artigos, entrevistas etc.
No entanto, visitar a Oficina/Cerâmica é fundamental para que se possa
compreender o alcance de sua arte contemporânea fantástica e universal.
O fetiche do local aumenta com a presença do próprio artista que,
de modo simpático e acolhedor, costuma receber, mostrar
e conversar com os visitantes.
Texto : Renato Wandeck


Nenhum comentário:

Postar um comentário