quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Roda e discussão de filmes Clio No Cio







1984

Nineteen Eighty-Four (1984 no Brasil) é um filme britânico, dos gêneros ficção científica e drama, produzido em 1984 e dirigido por Michael Radford. É uma adaptação do famoso livro 1984, escrito em 1948 por George Orwell.

Sinopse:

Depois da guerra atômica, o mundo foi dividido em três

estados e Londres é a capital da Oceania, dominada por um partido que tem total controle sobre todos os cidadãos. Winston Smith é um humilde funcionário do partido e comete o atrevimento de se apaixonar por Julia, numa sociedade totalitária onde as emoções são consideradas ilegais. Eles tentam escapar dos olhos e dos ouvidos do Grande Irmão, sabendo das dificuldades que teriam que enfrentar.

Dia 06 de novembro às 14h na sala G-

001 no campus I da FURB


Sugestões de filmes para o CLIO NO CIO do dia 27 de Novembro:

Abaixo as Sinopses. Sugestões de outros filmes podem ser enviadas para clionocio@gmail.com


V FOR VENDETTA, no Brasil V de Vingança, é um filme de 2006 adaptado da graphic novel de Alan Moore, V for Vendetta, produzida pelos Irmãos Wachowski (mais conhecidos pela trilogia Matrix).

Sinopse:

Passado numa Londres totalitária do futuro, V de Vingança conta a história de Evey, uma jovem doce e tranquila que é salva de uma situação de vida ou morte por um vigilante mascarado, conhecido apenas por "V". Incomparavelmente carismático e ferozmente dotado na arte do combate e do logro, V, um anarquista convicto, dá início a uma revolução quando detona dois marcos da cidade de Londres e toma o controle das ondas de rádio e TV, sugerindo aos seus concidadãos a rebelarem-se contra a tirania e opressão. À medida que Evey descobre a verdade sobre o misterioso V, ela descobre também algumas verdades sobre si própria e assim emerge uma inesperada aliada no plano para trazer liberdade e justiça a uma sociedade marcada pela crueldade e corrupção.

Informações Técnicas:
Título no Brasil:
V de Vingança
Título Original: V for Vendetta
País de Origem: Reino Unido / Alemanha
Gênero: Ação
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 132 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Estréia no Brasil: 07/04/2006
Site Oficial: http://wwws.br.warnerbros.com/vforv endetta/
Estúdio/Distrib.: Warner Bros.
Direção: James McTeigue


FAHRENHEIT 451 é a adaptação cinematográfica do romance homônimo de Ray Bradbury, dirigida por François Truffaut em 1966.

Sinopse:

Em um Estado totalitário em um futuro próximo, os "bombeiros" têm como função principal queimar qualquer tipo de material impresso, pois foi convencionado que literatura é um propagador da infelicidade. Mas Montag (Oskar Werner), um bombeiro, começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva.

Informações Técnicas

País: Reino Unido

Título original: Fahrenheit 451

Gêneros: Ficção Científica, Drama

Tempo: 111min

Ano:1966

Direção: François Truffaut



BRAVE NEW WORLD, Admirável Mundo Novo no Brasil, filme produzido em 1998, baseado no livro de Aldous Huxley homônimo produzido em 1932.

Sinopse: Um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. Numa sociedade futura totalitarista, as pessoas não tem controle sobre suas vidas e seus destinos. As pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. A sociedade desse "futuro" não possui a ética religiosa e valores morais que regem a sociedade atual. Qualquer dúvida e insegurança dos cidadãos é dissipada com o consumo da droga sem efeitos colaterais chamada "soma". As crianças têm educação sexual desde os mais tenros anos da vida. O conceito de família também não existe.Depois de Bernad Marx conhecer um “selvagem” – uma pessoa que vive fora da civilização e dessa sociedade “perfeita”, ele resolve o levar para a sua cidade a fim de realizar algumas pesquisas sobre condicionamento humano. O conflito entre estes dois “mundos” gera bastante adversidades.

Informações técnicas:
Direção:
Leslie Libman e Larry Williams.
Roteiro: Dan Mazur e David Tausik adpatando livro de Aldous Huxley.
Lançamento: 1998.
Elenco: Peter Gallagher, Leonard Nimoy, Tim Guinee, Rya Kihlstedt, Sally Kirkland, Patrick J. Dancy, Daniel Dae Kim, Miguel Ferrer.
Gênero: Ficção Científica.
Tempo: 87 min.


Um comentário:

  1. que sensacional!
    gostei muito desse tópico!

    existe mais um livro fora do comum com o assunto, mas eu não sei que existe no Brasil.
    é o livro "War with the Newts" (Título Original: "Válka s mloky") escrito em 1936 por o escritor checo Karel Čapek.

    http://en.wikipedia.org/wiki/War_with_the_Newts

    mas acho que náo existe uma adaptação do livro.

    ResponderExcluir