Oara de Jesus trabalha há anos com educação, arte e moda, entrelaçando-as, tecendo-as numa cumplicidade criativa e envolvente. A inquietude, e o desassossego perante a realidade, levaram-na a buscar na moda, o centro das reflexões. Suas obras, tanto plásticas, quanto produções e oficinas de moda dão claro sinal da grande preocupação com o desenvolvimento humano.
Oara de Jesus é Mestre em Ciências da Linguagem (discussão central:Corpo,Moda,consumo,
Participante ativa na área da moda em Santa Catarina, além das atividades acadêmicas referidas, há tempos vem atuando através de artigos em jornais, congressos e proferindo oficinas e palestras, tais como: 1 – Corpos que Cantam, Encantam e Contam Histórias; 2- Vitrine e comunicação; 3-tendências comportamentais; 4 – moda e comunicação.
Grande disseminadora e defensora das ideias relacionadas à moda no estado catarinense, enfatiza que tanto para Santa Catarina, bem como outras regiões brasileiras, devemos partir para um contato mais direto, humano, uma socialização da moda no sentido de capacitação e profissionalização, um outro olhar! Para tanto, e se utilizando do estrito relacionado à moda e com exemplos extremamente práticos e conceituais, busca com seu trabalho e pesquisas dar subsídios para os profissionais da área, trazendo os envolvidos para a realidade. Buscar compreender este homem difuso (humano, consumidor e consumido), na sua relação indústria, social e mercadológica. Na atual conjuntura mundial, enfatisa Oara de Jesus, impera um modelo de dominação política, cultural e econômica, na qual a palavra ‘competitividade’ alimenta quase todas as ‘construções’ do homem, torna-se gênero de primeira necessidade o exercício constante do ser criativo que habita nosso corpo subjetivo, possibilitando a materialização de nossos sonhos e projetos. É necessário encontrarmos dispositivos internos e externos que fomentem e reelaborem o nosso repertório interno traduzindo nossos atos e gestos em novos movimentos repletos de possibilidades. Captar e absorver os movimentos gerados por todos os setores sociais, transformando-os em ações e estratégias que posicionam a empresa, exige do homem contemporâneo um auto-desenvolvimento contínuo, estando sempre conectado com o presente e o olhar voltado para o futuro.
Leia a dissertação da autora: Corpo e Moda: Mediações Imagéticas para o consumo e 'liberdades possíveis' (http://busca.unisul.br/pdf/86015_Iascara.pdf)
Oara também é artista plástica, sendo a arte de divulgação sua obra.
Não perca!
R$ 5,00
(vale apenas para este encontro)
O dinheiro será revertido para o livro e documentário
que estão sendo desenvolvidos durante o Ciclo de Discussões
CLIO NO CIO. O participante que comparecer
a três encontros estará recebendo um livro ao final
de CLIO NO CIO.
Obs.: Haverá Certificado.
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