quarta-feira, 24 de junho de 2009

Davi de Michelangelo - corpo perfeito


Uma obra que exibe um corpo perfeito.










É dificil contemplar uma obra dessas e não perceber a perfeição deste corpo. É uma das obras máximas do renascimento. Muito lembrada pelos detalhes e a perfeição do corpo da estátua, que se encaixa perfeitamente no padrão de beleza atual.
Abusrdamente nítida a herança grega.













3 comentários:

  1. Bem, não fui claro, mas este corpo é perfeito na idéia comum de corpo perfeito.
    Davi tem um corpo forte, mas não exagerado, nos parece mais saudavél. Tem uma cara de tranquilidade, não é um animal. É saudável e são (é assim?sã?). Isto passa bem a idéia de perfeito deste corpo.
    Isto claro pode ser uma tremenda enganação, para conquistar um corpo desses (Michelângelo, até onde sei, não tinha um corpo desses) houve sacrítifcios, fez exercícios mais pesados. O que leva a lesões e mutilações do corpo. Sua cara pode ser tanto calma quanto apática, não demonstra nada, logo sua cabeça é um grande nada.
    Vou parar que estou ficando confuso... (ou falando muita besteira..)

    ResponderExcluir
  2. Há dois conceitos básicos de beleza. O primeiro, objetivo, diz que beleza é o esplendor do ser,que se impõe ao nosso sentimento. O segundo, subjetivo, diz que belo é aquilo cuja contemplação causa prazer. Parece que nesse Davi esculpido, os dois conceitos se fundem num só sentimento de encanto...

    ResponderExcluir